O histórico posto de observação meteorológica da Torre do Sertório em Évora retoma sua atividade. Esta estação histórica foi fundada em 1869, tendo fornecido dados observados até 2014. Dia 20 de maio às 11:00h assinala-se assim a recuperação desta histórica estação meteorológica.
A informação, enviada à nossa redação pela Universidade de Évora, dá conta que a re-instalação de uma estação meteorológica automática na Torre do Sertório resulta da colaboração entre o Instituto de Ciências da Terra (ICT) da Universidade de Évora, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).
Desta forma vão ser retomadas as medições de temperatura e humidade do ar, precipitação, intensidade e direção do vento, pressão atmosférica e radiação solar, passando esta estação a integrar de novo a rede nacional de estações meteorológicas do IPMA, com o número 557.
A recolha dos dados permitirá retomar uma das séries climatológicas mais antigas do país, com um evidente interesse para o estudo do clima e das alterações climáticas na região, sendo os dados recolhidos postos à disposição das entidades da proteção civil e da população em geral.