Manuel Martins Caldes e Vilar da Conceição Pires, históricos presidente e maestro da Banda 14 de Janeiro de Elvas, respetivamente, foram homenageados pela filarmónica local este sábado, 16 de setembro.
Ao final da tarde, na sede da Banda 14 de Janeiro, foram descerradas placas que que atribuem o nome dos antigos músicos às duas salas de ensaio das instalações da Rua Sá da Bandeira.
Seguiu-se um concerto em que a filarmónica elvense, sob a direção do maestro Jorge Grenho, apresentou um repertório do qual fizeram parte, entre outras, as peças “Manuel Pernas” e “Ye Ya”, ambas compostas por Vilar Pires.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, marcou presença neste tributo e dirigiu palavras de reconhecimento e gratidão aos homenageados.
Durante o concerto a Banda 14 de Janeiro e a Federação das Filarmónicas do Distrito de Portalegre, lideradas respetivamente por Vicente Grenho e Miguel Batista, fizeram entrega de lembranças a Manuel Caldes e Vilar Pires, tendo está última designado os dois elvenses sócios honorários da Federação.