Foi inaugurada na manhã deste sábado, dia 28 de abril, a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Vila Fernando, Elvas. Num investimento de cerca de 550 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários, a infraestrutura representa para a freguesia “um salto qualitativo em termos ambientais”, diz Nuno Mocinha, presidente do Município de Elvas, em declarações à RC.
Esta obra proporcionará “uma melhoria na qualidade de vida” e no “ambiente da freguesia”, permitindo a eliminação de odores que está então eram registados, aponta.
O autarca afirma ainda, que “já não era admissível nos tempos que correm, onde o ambiente assume um dos principais eixos no desenvolvimento, que se mantivesse esta situação”.
Sendo uma Fito-etar, não recorre a meios mecânicos nem químicos para fazer o tratamento das águas, sendo este feito de forma ecológica por plantas. Este processo foi possível implementar, devido à baixa densidade do aglomerado populacional da freguesia.
Por outro lado, encontram-se em construção as ETAR’s de Barbacena e São Vicente, com conclusão prevista para os próximos meses, assim como a ligação das águas residuais de Varche e Calçadinha à ETAR de Elvas para aí serem tratadas.
Concluídas estas obras, “ficarmos com 100% dos esgotos tratados no concelho de Elvas”.
{gallery}elvas_etar_vila_fernando{/gallery}