Celebrou-se na tarde de ontem a Missa Crismal na Arquidiocese de Évora. Nesta celebração na Sé Catedral de Évora, os sacerdotes são convidados a renovar as promessas sacerdotais. Normalmente esta celebração acontece na manhã da Quinta-feira Santa, mas devido à pandemia da COVID-19 e na impossibilidade de serem celebradas eucaristias com a presença físicas de fiéis, foi adiada para o ontem, dia 19 de junho.
Em declarações à RC, D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, afirma que “é um dia muito importante para a Igreja, estamos a celebrar o Sagrado Coração de Jesus e estamos a celebrar a Jornada Mundial de Oração pelos Sacerdotes”.
Num dia tão importante para a Igreja e para os sacerdotes da diocese D. Francisco Senra Coelho refere ainda que “é um dia de gratidão, de darmos graças a Deus, profundamente, pela coragem que nos dá para sermos Padres. Os Padres são pessoas, os padres são homens e por isso têm as suas dificuldades e necessitam da oração do seu povo e hoje queremos dizer-lhes que estamos com eles e que queremos fazer estrada e caminho com eles”.