No dia 14 de maio de 2022 assinala-se o quadragésimo aniversário da visita pastoral de Sua Santidade, São João Paulo II, ao santuário da Padroeira de Portugal. Trata-se de uma das datas mais relevantes para a história da Régia Confraria, muito em particular, mas também para Vila Viçosa e para a Arquidiocese de Évora, numa perspetiva mais global.
Neste sentido decorrem hoje várias celebrações para assinalar esta data tão especial para Vila Viçosa. A Rádio Campanário esteve presente na eucaristia que assinala esta data e falou com o Cónego Francisco Couto, que começou por referir que no dia de hoje “tentamos passar a mensagem que ele deixou por aqui” destacando que “as crianças pelo menos trabalharam isso em casa”.
Francisco Couto referiu que “recordar que já fomos visitados por um Papa, que neste momento até é Santo, e que temos marcas no nosso Santuário e na nossa Vila”. Apesar de algumas coisas menos boas relacionadas com a questão da segurança “ a verdade é que ele esteve cá, rezou por nós e connosco e estão aí as marcas disso mesmo eu hoje quisemos recordar precisamente a sua presença porque vale mais que tudo que a gente possa dizer”.
O Cónego referiu ainda que o Papa não se esqueceu da sua visita a Vila Viçosa e destacou que “foram muitos anos a marcar ritmos da igreja, a renovar a igreja, a abrir as portas do mundo à igreja e ao mesmo tempo abrir igreja ao mundo”.
Francisco Couto concluiu referindo que o trabalho de renovação da igreja tem sido continuado pelo “Papa Francisco, mas a verdade é que tudo começou com João Paulo, de forma muito evidente e prática” como tal “40 anos tem que ser lembrado, estamos a falar de São João Paulo.”