O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Monforte e do Posto Territorial de Alter do Chão, no dia 2 de fevereiro, deteve em flagrante um homem de 40 anos, por posse ilegal de arma, no concelho de Monforte.
No seguimento de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda abordaram uma viatura em que os seus ocupantes demonstraram um comportamento suspeito, através de nervosismo. Após diligências policiais, foi possível apurar que o condutor do veículo tinha em sua posse uma arma de fogo para a qual não possuía licença, resultando na apreensão de uma carabina e 100 munições.
No decorrer desta ação policial, foi ainda identificado um homem de 50 anos, que também seguia na viatura.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.
A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida. Importa ainda esclarecer que, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.