Hoje, a 19 de março, a vila de Campo Maior encheu-se de um sentimento de saudade e tributo ao celebrar a memória de um dos seus mais estimados filhos, o Comendador Rui Nabeiro, um ano após o seu falecimento. A cerimónia, carregada de emoção e reverência, decorreu junto à estátua que perpetua a sua figura no coração da localidade, com o descerramento de uma frase que evoca o seu valioso legado.
A rádio campanário esteve presente e falou com o diretor da TVI, José Eduardo Moniz, que referiu a importância deste momento, afirmou: “Este é um homem a quem tudo é devido, tal foi o seu impacto a TVI dedicou uma série documental à sua vida e obra”. A série, que estreia hoje, será transmitida em dois episódios, destacando Rui Nabeiro como uma figura ímpar da sociedade portuguesa contemporânea.
“Rui Nabeiro deixou um legado indiscutivelmente meritório, e era imperativo que marcássemos presença e reconhecêssemos a pessoa, o empresário e, acima de tudo, o ser humano extraordinário que foi”, acrescentou o diretor da estação televisiva.
Questionado sobre a sua relação com o comendador, adiantou: “Embora o nosso encontro tenha sido breve, sempre admirei a sua tenacidade, empreendedorismo e capacidade de solidariedade. Rui Nabeiro é uma personalidade que faz falta, não só em Campo Maior, mas em todo o país.”
Em antecipação à estreia da série, expressou o desejo de que esta homenagem televisiva permita ao público entender a dimensão e importância de Rui Nabeiro, rendendo-lhe o devido tributo.
Este evento não só homenageia um dos mais queridos filhos de Campo Maior, mas também reforça o seu eterno lugar na história e nos corações da sociedade portuguesa, lembrando-nos a riqueza humana e empresarial que caracterizou a sua vida.