No passado fim de semana, 6 e 7 de outubro, a vila de Hortinhas, no concelho de Alandroal, esteve em festa com o 10º Festival Dionísio Bandalhinho, organizado pela Associação Núcleo de Cultura e Formação de Hortinhas, com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal.
Em declarações à Campanário, José Maneiras, da organização, realça que a iniciativa pretende “incentivar a juventude e também os mais velhos” para a música tradicional, além de “dar a conhecer a cultura de outros concelhos que, hoje, se encontram connosco”, explicou.
A esta estação emissora, o responsável recorda que o certame começou “na escola de música e, neste momento, já vai no 10º Festival”, uma edição onde participaram, para além do grupo da casa, o Grupo Trigueirão no Relheiro, os grupos e ranchos folclóricos de Sousel, Degolados (Campo Maior), Aldeias de Montoito e de Canaviais (Évora).
Contudo, é a escola de música que tem proporcionado uma vivacidade ao Grupo de Hortinhas e à música tradicional, pois faz com que as idades dos integrantes variem entre os “6 e os 70 anos”, explica José Maneiras”.
Também à RC, o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, realça as “tradições ligadas à música e às tradições orais da poesia popular” ali apresentadas, motivo pelo qual afirma que este certame se dedica em particular “à cultura mais tradicional do concelho”.
Nesse sentido, o autarca considera que o Núcleo de Cultura e Formação de Hortinhas “tem feito um grande trabalho na preservação e divulgação dessa cultura local”, em especial neste festival, que considera “expressão anual mais elevada desse mesmo trabalho”. Assim, a Câmara Municipal tem “todo o gosto em associa-se”, acrescentou.
{gallery}hortinhas_festival_folclore18{/gallery}