A equipa da consulta do Serviço de Pediatria, em parceria com a equipa da saúde escolar de Évora, vai assinalar o Dia Mundial da Diabetes com um encontro de confraternização para as crianças/adolescentes e suas famílias seguidas na consulta, promovendo um momento de partilha de experiências. O evento decorrerá no dia 19 de novembro, na Mata das Piscina Municipais de Évora.
O HESE dispõe de uma consulta específica de diabetes na área da Pediatria desde o ano de 2000. Desde então, são acompanhados sobretudo crianças/adolescentes com Diabetes Mellitus tipo I. Atualmente, são seguidos cerca de 70 utentes, que estão convidados para estarem presentes neste evento para assinalarem a efeméride juntos e com a equipa da Consulta.
Ao longo das últimas duas décadas, o número de crianças e adolescentes na consulta tem aumentado, assim como a dedicação da equipa para prestar os melhores cuidados e acompanhamento destes doentes. As consultas são presenciais e há um contacto permanente (telemóvel/email) disponível para todos os Utentes, para que se sintam sempre acompanhados pelos Profissionais.
A oferta de cuidados nesta consulta acompanha a evolução tecnológica na área da diabetes, por isso, desde dezembro de 2018 foi criado o Centro de Tratamento de Perfusão Subcutânea de Insulina do HESE, que colocou cerca de 70 dispositivos em crianças e jovens da consulta, até ao momento.
Em 2021, o Centro alarga este tipo de tratamentos a adultos, em articulação com a consulta de Endocrinologia do HESE, promovendo, desta forma, uma melhor qualidade de vida, melhor controlo metabólico, com consequências na redução da morbilidade e mortalidade nesta população.
Para além da atividade da consulta no hospital, a equipa promove a articulação com os profissionais dos cuidados de saúde primários, através de ações de formação, assim como com os docentes e não docentes de algumas escolas do Alentejo, para que a integração da criança com diabetes decorra de forma tranquila, garantindo os cuidados necessários em segurança durante a sua permanência na escola.
O Dia Mundial da Diabetes pretende alertar para as mais de 420 milhões de pessoas que sofrem de diabetes no mundo, consciencializar os cidadãos para a enorme prevalência desta doença e realçar a importância de políticas públicas para a prevenção e tratamento da diabetes. A criação desta efeméride ocorreu em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde.