O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) está a proceder à primeira instalação nacional da nova geração de sistemas de informação orientados à gestão integrada e partilhada de documentação e informação clínica, denominado VNA (Vendor Neutral Archive).
Produzida em parceria com a Siemens, segundo informações da unidade, esta é uma solução centrada no doente que permite arquivar e disponibilizar centralmente toda a documentação e resultados clínicos, produzidos nas várias especialidades da Instituição.
Uma das suas mais valias, é o facto de resultar em um arquivo centralizado, independentemente das fontes, origens e formatos da informação recolhida.
A Presidente do Conselho de Administração do HESE, Maria Filomena Mendes, aponta que “se trata de uma tecnologia inovadora e pioneira em Portugal”, que surge como “o primeiro passo para o futuro da saúde e para a saúde do futuro, pois a informação estruturada que vamos iniciar no nosso Hospital é a premissa fundamental para a aplicabilidade da inteligência artificial na área da saúde.”
O início do funcionamento em pleno do sistema, está previsto para setembro de 2018.