12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital de Évora foi o que mais gastou a enviar doentes para o privado, em 2016

O Hospital do Espírito Santo, em Évora, foi o hospital público que apresentou, em 2016, um maior gasto com o envio de doentes para o privado, chegando aos 6,69 milhões de euros.

Os valores são apresentados por um estudo realizado junto das unidades do SNS, a pedido do Bloco de Esquerda, através do Ministério da Saúde.

Estas despesas prendem-se com o encaminhamento de doentes para fazer análises e exames, em instituições privadas com as quais têm protocolos. As mesmas detêm os profissionais especializados, assim como os equipamentos necessários para a realização dos mesmos, uma vez que a rede pública apresenta carência em número e tipologia de profissionais, assim como equipamentos em falta ou obsoletos.  

Apesar de tudo, em 2015, este valor tinha sido superior, chegando aos 6,93 milhões de euros.

O aumento da capacidade do SNS para realizar estes exames e análises, possibilitaria uma diminuição da despesa, em cerca de 15%.

Cerca de 90 milhões de euros foram despendidos pelos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, no passado ano, a encaminhar doentes para instituições privadas protocoladas.

Populares