O Serviço de Gastroenterologia, do Hospital do Espirito Santo de Évora já está a utilizar a nova técnica de diagnóstico para estudo detalhado da patologia do intestino delgado com videocápsula endoscópica – Enteroscopia por Cápsula.
Através da ingestão desta cápsula, que realiza um portfolio fotográfico do intestino do doente ao longo de cerca de oito horas, é possível realizar um estudo mais detalhado deste órgão. Todas as imagens captadas pelo dispositivo serão posteriormente descarregadas para um computador e analisadas pelos médicos gastroenterologistas do HESE.
O doente tem que fazer uma dieta liquida na véspera do exame e jejum a partir das 20 horas (nas 12 horas prévias à ingestão da cápsula). Após a ingestão da cápsula pode fazer a sua vida normal durante esse dia.
De acordo com a Diretora do Serviço, Drª Isabel Medeiros "As pessoas devem ter noção que é um exame muito pouco invasivo, com poucos riscos, é uma técnica segura. Muitas vezes há patologias que nós não compreendemos a causa e este exame é mais uma "arma diagnóstica", tendo em conta a alta incidência de algumas patologias do intestino delgado que se verificam nos Utentes da Região Alentejo."
Desta forma, os doentes não necessitam de se deslocar a Lisboa para a sua realização e, pretende-se que, de futuro, o Serviço de gastroenterologia do HESE seja referência em todo o Alentejo para a realização deste tipo de exames. "A partir do momento em que iniciamos novas técnicas, os pedidos vão aumentando, porque há mais uma capacidade diagnóstica e os próprios colegas começam a fazer mais pedidos, por isso é expectável um aumento progressivo deste tipo de exames", realça a Diretora do Serviço.