O hospital de Évora está, desde a passada segunda-feira (29 de outubro), equipado com um sistema de diagnóstico laboratorial de microrganismos único no país, ao nível das unidades hospitalares públicas, que permite acelerar a identificação de bactérias e vírus.
Segundo a informação divulgada pelo Hospital, trata-se de “uma solução única e inovadora implementada, até à data, exclusivamente neste hospital”, no que respeita ao setor público.
Na mesma nota, pode ler-se que o sistema consiste em “novas ferramentas de diagnóstico ‘in vitro’ [em ambiente controlado, no laboratório] que permitem uma maior rapidez na identificação de microrganismos, em particular bactérias”.
Esta solução é composta por três equipamentos, uma ferramenta é um sistema de biologia molecular “multiplex”, que deteta o ADN de várias bactérias e vírus ao mesmo tempo, enquanto outra deteta rapidamente o crescimento dos microrganismos. Já a terceira ferramenta é uma outra técnica que permite igualmente acelerar a identificação dos microrganismos no sangue, quando não se recorre ao sistema de biologia molecular “multiplex”.