O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) iniciou a recuperação gradual da atividade assistencial de consultas externas, na última semana. Sem nunca ter suspendido a atividade de consulta, manteve apenas as consultas presenciais consideradas pelos clínicos como inadiáveis, tendo acompanhado outros doentes através de teleconsulta.
A situação epidemiológica atual permite reativar as consultas presenciais de uma forma progressiva e alargada. De modo a poder cumprir as normas de segurança para utentes e profissionais, para além do alargamento e desfasamento de horários de atendimento e de um maior rigor em termos de cumprimento de horários, surgiu a necessidade de deslocalizar algumas consultas e exames, dado que as salas de espera existentes não reúnem todas as condições exigidas, em termos de espaço, para permitir receber o fluxo de utentes habitual ao longo de todo o dia.
Nesta primeira fase, o HESE contou com o apoio do Exército que cedeu instalações do Centro de Saúde Militar e do Quartel das Mesquitas para a realização de consultas externas e exames de diagnóstico e terapêutica.
Em comunicado enviado pela HESE à Rádio Campanário, Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração, explica que “pela limitação da lotação das salas de espera existentes no Edifício do Patrocínio e do Espírito Santo, eram grandes os constrangimentos para o cumprimento das normas de segurança indispensáveis para reiniciar a atividade assistencial presencial, quer ao nível das consultas, quer ao nível de alguns exames e análises. Por isso, foi necessário encontrar instalações suplementares onde pudéssemos receber os nossos Utentes nas melhores condições de segurança. Para ultrapassar estes constrangimentos, foi solicitado apoio ao Exército, que cedeu generosamente alguns espaços do Centro de Saúde Militar, junto às Portas de Moura, e 14 gabinetes no Quartel das Mesquitas, junto ao Teatro Garcia de Resende.”
Neste momento, estão a funcionar consultas e exames em diferentes locais da cidade, para além das instalações habituais nos Edifícios do Hospital do Patrocínio e do Hospital do Espírito Santo, já estão a ser realizadas no Quartel das Mesquitas consultas de várias especialidades (pediatria, cirurgia plástica, anestesia, cirurgia pediátrica, doenças virais, entre outras), e, no Centro de Saúde Militar estão a ser realizadas colheitas de sangue para análises clínicas. Todos os Utentes serão previamente contactados via telefone ou carta com a indicação do local onde deverão comparecer para a sua consulta ou exame.
“Todos os nossos Utentes são muito bem-vindos quer nas habituais, quer nas novas instalações” realça a Presidente do Conselho de Administração, acrescentando ainda que “tem sido notável o trabalho das equipas do HESE, que uma vez mais se mobilizaram de uma forma abnegada, esforçada e com uma enorme dedicação, para garantir que esta recuperação de atividade se iniciasse em tão curto espaço de tempo”.
O Conselho de Administração agradece uma vez mais ao Exército e ao Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional toda a imprescindível colaboração para viabilizar a deslocalização de consultas e exames, assim como a toda a ajuda na disponibilização de equipamento e na rápida adequação dos espaços às novas funções. Agradece igualmente ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Évora o valioso contributo que foi dado pela Câmara e pelos Serviços Municipais de Proteção Civil, entre outros, para adequar o espaço exterior às necessidades hospitalares, assim como, à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Évora a atenção constante com que tem acompanhado o HESE no período de pandemia. Sem a ajuda de todos não teria sido possível, em tão curto espaço de tempo estarmos a recuperar com total segurança a atividade assistencial habitual.