14.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Outubro 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital de Évora reforça quadro de pessoal com Técnicos Auxiliares de Saúde

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) acolheu, no início de outubro, os novos  Técnicos Auxiliares de Saúde (TAS) com uma sessão de boas-vindas. Recentemente decorreu a sessão de encerramento do Programa Formativo de Integração, organizado pelo Gabinete de Formação e Investigação em Enfermagem, no qual participou o Presidente do Conselho de Administração da ULSAC, Eng.º Vítor Fialho, e o Enfermeiro Diretor, Enf.º José Manuel Chora.

José Manuel Chora destacou “a importância da admissão dos novos TAS, considerando que a integração constitui um período determinante no futuro destes profissionais e no sucesso organizacional”.

Realçou, ainda que “está prevista o início de um reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) para TAS nível 4, de modo a contribuir para a qualificação destes Profissionais. A ULSAC colaborará neste processo compatibilizando o percurso de exercício profissional com a frequência desta atividade”.

O Programa Formativo de Integração de TAS da ULSAC contemplou temas como a conteúdo funcional da carreira de TAS, políticas e procedimentos relevantes para o exercício da atividade, qualidade, gestão do risco em saúde, prevenção e segurança no trabalho, prevenção e segurança contra incêndios, precauções básicas do controlo de infeção, comunicação e imagem, reprocessamento de dispositivos médicos na perspetiva do serviço utilizador, gestão de resíduos hospitalares e prevenção de lesões musculoesqueléticas decorrentes do exercício profissional.

Ao longo da sessão de boas-vindas aos novos Profissionais, Vitor Fialho,  Presidente do Conselho de Administração da ULSAC, sublinhou “a importância que os TAS desempenham nas equipas multidisciplinares, nomeadamente na assistência aos utentes, tendo um papel decisivo e diferenciador nos vários contextos clínicos e de logística/apoio”.

Populares