A cidade de Beja pode vir a ter um hospital privado, num projeto de um grupo empresarial composto por vários investidores, alguns dos quais administradores do Grupo HPA Saúde.
Este projeto representa um investimento entre 16 e 25 milhões de euros e prevê a criação de entre 150 e 250 postos de trabalho, para profissionais de saúde e pessoal administrativo e auxiliar.
A notícia foi avançada à comunicação social pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Arsénio, acrescentando que para a sua instalação, o município vai vender ao grupo um terreno de 22 mil metros quadrados na periferia da cidade, localizado junto ao campo de futebol do bairro N. Sra. da conceição, pelo valor de 301 mil euros.
Com a assinatura das escrituras de compra e venda do terreno para breve, o autarca aponta a possibilidade de a construção ter início em 2020, e entrada em funcionamento em 2022.
O distrito de Beja não dispõe atualmente de nenhum hospital privado, proporcionando este investimento o acesso da população a cuidados que anteriormente requereriam deslocação a distritos limítrofes.
De salientar que, sendo do conhecimento do município o interesse de investidores privados para uma unidade de Beja, foi lançado um concurso público para a venda do terreno para aquele fim, com preço base de licitação de 300 mil euros, tendo sido vencido pelo grupo empresarial, que apresentou uma proposta em carta fechada, no valor de 301 mil euros.