O Santuário de Nossa Senhora de Fátima prepara-se para receber milhares de peregrinos no próximo dia 13 de outubro. Por estes dias, quem circula nas estradas portuguesas, cruzar-se-á seguramente com vários grupos de peregrinos que percorrem centenas de quilómetros, numa experiência espiritual inigualável.
Luís Lourinho da Silva, jovem Calipolense, é um dos 40 elementos do grupo de Peregrinos de Vila Viçosa que saiu no passado sábado, 5 de outubro, do Santuário de Nossa Senhora da Conceição rumo ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Peregrino pelo segundo ano consecutivo, Luís Lourinho diz não conseguir dizer porque “repete a experiência”, mas garante que “a Fé é a sua motivação”. Descreve este momento como um momento alto na vida de qualquer católico. Por dia o grupo percorre cerca de 25 a 30 Kms. Quisemos perceber o que se pensa enquanto se faz o caminho e aqui o jovem calipolense é perentório “percebemos que não estamos sozinhos no mundo e que aquela pessoa que caminha ao nosso lado, mesmo que não a conheçamos de lado algum, já faz parte da nossa vida.”
Neste caminho de fé, de reflexão e de espiritualidade “agradece-se, muito e pede-se , por nós e pelos nossos.” Luís Lourinho descreve a chegada ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima é “único, um momento em que a emoção toma conta de nós.”
Ainda que a vida seja uma constante dúvida, Luís Lourinho tem na sua uma certeza “Peregrino uma vez, peregrino para sempre; uma experiência que repetirá enquanto a saúde e a vida assim lho permitirem.
As cerimónias da peregrinação do 13 de outubro no Santuário de Fátima começam às 21h30 de dia 12, com recitação do terço na Capelinha das Aparições, seguida de procissão das velas e celebração da palavra, o momento alto desta peregrinação. A peregrinação deste ano vai ser presidida pelo arcebispo de Manaus, no Brasil, cardeal Leonardo Ulrich Steiner.