13.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Idosa de Lar de Castelo de Vide morre após esperar hora e meia pelos meios de socorro


Uma mulher de 86 anos , utente de um Lar em Castelo de Vide morreu na passada segunda-feira após uma espera de hora e meia pelos meios de socorro .A idosa entrou em paragem cardiorrespiratória.

A Instituição contactou de imediato o 112 mas não obteve qualquer resposta, conforme adianta a SIC Notícias. O primeiro contato pfoi feito ás 12h30 mas o Lar da Fundação Nossa Senhora da Esperança não conseguiu obter qualquer resposta, continuando a tentar de forma insistente durante muito tempo mas sem sucesso

O Lar, não conseguindo chegar à fala com o 112, ligou diretamente para os Bombeiros locais, que acabaram por ser determinantes para desencadear todo o processo de acionamento dos meios de socorro, que acabaram por chegar ao local cerca das 13h55 conforme adiantou a mesma fonte.

A mulher ainda foi transportada para o Hospital de Portalegre mas não resistiu acabando por falecer na tarde de segunda-feira.

Recorde-se que os Técnicos de Emergência pré-hospitalar estão em greve desde a passada segunda-feira, situação que criou inúmeros constrangimentos na resposta de emergência. 

Já esta quarta-feira o Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) , em comunicado, avançou com a implementação imediata de medidas que visam otimizar o funcionamento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

Para além do reforço do dispositivo de emergência médica com ambulâncias de socorro sediadas em Corpos de Bombeiros e Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, que ontem foi anunciado, o INEM vai agora colocar em prática um conjunto de medidas que vão permitir concentrar a atividade dos TEPH nos CODU e meios de emergência, em detrimento de atividades não prioritárias.

Populares