Os dezanove formandos do Curso de Aprendizagem de Técnicas de Logística, receberam o diploma de curso, no Centro Internacional de Pós-Graduação do Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior.
A Delta Serviços Lda, Entidade Formadora Externa colaborou com IEFP, para o desenvolvimento do Curso de Aprendizagem.
O Comendador Rui Nabeiro, vê este curso de aprendizagens como “um sonho que tenho, que é o de criar de facto nesta juventude formação, e dar-lhes condições”.
O Presidente da Delta, Rui Nabeiro, felicita o IEFP pelo trabalho realizado,declara que o Curso de Aprendizagem “foi realmente bem conduzido, os locais de trabalho que escolheram foram uma mais-valia. É o que o país precisa, o que a nossa terra aqui, no interior, bem necessita.”
Relativamente aos formandos, conta-nos que são todos humildes e bons no trabalho que desenvolvem,o grupo Delta empregou alguns alunos, enquanto outros já estão a trabalhar noutras empresas.
No seguimento de uma recente aprovação de lei sobre os municípios de baixa densidade, o IEFP permite o inicío de Cursos de Aprendizagens a turmas com 15 alunos,em alternativa aos vinte cinco alunos obrigatórios anteriormente. Jorge Gaspar,o Presidente do IEFP afirma que já tem resposta para os jovens de concelhos ou municípios de baixa densidade.”Se não é possível formar um grupo de 20 ou 25 alunos, pois bem, forma-se um grupo de 15 alunos e a resposta do serviço público fica concretizada na mesma .”
José Palma Rita, Delegado da Região do Alentejo do IEFP, defende que estes cursos de aprendizagem são uma vantagem, visto que os alunos têm o mesmo nível do ensino secundário, mas têm mais uma componente tecnológica e ainda a possibilidade de passarem uma parte substancial do curso na empresa
A Radio Campanário quis perceber se os jovens têm procurado por estes cursos de aprendizagem, José Palma Rita consta que,” temos uma procura crescente numa recuperação deste tipo de ensino de formação profissional, que esteve descurada durante muitos anos,tivemos que nos juntar e nos associar a marcas de produção, que fossem marcas de prestigío no mercado, como é o caso por exemplo da Delta. Garantindo que realmente há qualidade neste tipo de formação e que vale a pena apostar nela”.
Dora Carretas aluna com 25 anos, foi diplomada pela conclusão do Curso de Aprendizagem de Técnicas de Logistíca reconhece que aprendeu muito e que por ter gostado tanta da área da logística vai candidatar-se á universidade na mesma área. A formanda esteve na Loja Alentejo em Elvas e relata-nos a sua experiência ” havia dias que estava num armazém, como havia dias que ia para o escritório e dava faturação.”