As celebrações da Eucaristia com a presença de fiéis vão ser retomadas a partir de segunda-feira, dia 15 de março, conforme anunciou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Num comunicado enviado à Renascença esta quinta-feira, os bispos dizem que decidiram, em função do estado atual da pandemia, que serão retomadas as celebrações públicas da missa.
De acordo com a Renascença, as celebrações foram suspensas por iniciativa dos bispos, uma vez que o Governo disse que as medidas de confinamento que anunciou em Janeiro não abrangiam a liberdade religiosa. A decisão de reverter a suspensão depende, assim, unica e exclusivamente da Igreja. Continuará, porém, a ser necessário observar as regras acordadas entre a Igreja e a DGS, de higiene e segurança.”O Conselho Permanente refletiu sobre a situação atual da pandemia e decidiu que as celebrações da Eucaristia com a presença da assembleia sejam retomadas a partir do dia 15 de março, observando as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020, em consonância com as normas das autoridades de saúde.””Quanto à celebração doutros sacramentos, observem-se as normas de segurança e de saúde referidas nas mesmas orientações”, lê-se