11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração reabre após obras de reabilitação

Roteiro do Alqueva

A Câmara Municipal de Moura, a União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração e a Fábrica da Igreja promovem no próximo dia 24 de agosto, pelas 22:00, o concerto Ensemble Intempore, na Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração.

O momento pretende assinalar a reabertura desta igreja após as obras de reabilitação com vista à recuperação da cobertura e da fachada do imóvel, no interior os trabalhos consistiram na pintura de paredes e tetos.

No decurso do acompanhamento arqueológico da empreitada de reabilitação foram postos a descoberto parcelas de parede com pintura mural, quer na capela-mor quer na nave da igreja. Face ao aparecimento destes vestígios de pintura decorativa foram deixadas algumas “janelas de inspeção” que permitem observar aquilo que foi descoberto.

A intervenção de reabilitação e conservação, que agora se encontra concluída, resultou da assinatura do protocolo de colaboração assinado, em setembro de 2020, entre a Câmara Municipal de Moura, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração.

O investimento total foi de €618 923,54, valor suportado pelo Programa Alentejo 2020 (FEDER), pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e pela Câmara Municipal de Moura. A primeira construção da Igreja de Santo Aleixo da Restauração é datada de 1626, segundo data gravada no pórtico lateral.

Em 1644, serviu de refúgio para a população, devido aos ataques das tropas castelhanas, tendo acabado por ser destruída. Foi reedificada em 1863, mas em 1704 ficou seriamente danificada durante a Guerra da Sucessão de Espanha.

Em 1734 foi, novamente, reedificada tendo passado de uma estrutura de três naves para uma nave única, mantendo-se a capela-mor. A Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração apresenta uma fachada onde sobressai um nicho e a torre sineira.

Populares