O II Congresso da Portugal Nuts, realiza-se na próxima terça-feira, dia 9 de maio, entre as 09:00h e 13:00h, no Cine Teatro Pax-Julia, em Beja, que incidirá este ano na relação entre a água e os frutos secos, apresentando publicamente os resultados do estudo sobre as necessidades hídricas nas culturas de frutos secos, desenvolvido pela Portugal Nuts em parceria com a Real Academia de Ingeneria de Madrid, e promovendo um debate sobre o tema.
Segundo a Agricultura e Mar, a inovação, a sustentabilidade e os mercados internacionais são os outros temas em análise nas três Mesas Redondas do II Congresso Portugal Nuts. A participação é livre e gratuita. As inscrições online encontram-se encerradas, mas caso queira participar, entre em contacto com a organização através do email geral@portugalnuts.pt.
A primeira mesa-redonda do evento ‘A Água e o Sector dos Frutos Secos’ inicia-se pelas 10:00h e estão confirmadas neste painel as presenças de Duarte Correia (DuckRiver), Isabel Martins (Revista Sustentável), José Pedro Salema (presidente da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva), Pedro do Carmo (coordenador da Comissão de Agricultura do Parlamento) e Tomás Tenreiro (SISTAGRO) para debater os resultados do estudo sobre as necessidades hídricas nas culturas de frutos secos.
Seguidamente, após a pausa para café e network, começa pelas 11:00h, a mesa-redonda ‘Inovação e Sustentabilidade no Setor dos Frutos Secos’ que conta com a participação de Paulo Fernandes (presidente da Câmara Municipal do Fundão), Pedro Pimentel (Centromarca) e Filipa Saldanha (responsável de sustentabilidade do Crédito Agrícola). Por Zoom participa Rui Coutinho, professor da NOVA SBE, reconhecido innovation advisory.
No último painel do evento, relativo ao tema de ‘Mercados de Frutos Secos: Tendências Nacionais e Internacionais’, estão confirmadas as participações de Bill Harp (ex-presidente Almond Board California e actual investidor em Portugal em frutos secos), José Luis Bosch (coordenador da DescascAlmendra) e ainda por Tim Jackson (presidente do Almond Board of Australia) que também quis marcar a sua presença, partilhando algumas palavras por vídeo. Participa também Joan Fortuny Queralt (De Prado Almonds).
A sessão termina com um momento ‘Amigos Portugal Nuts’, um projecto de responsabilidade social que se realiza este ano pela primeira vez e que pretende atribuir um donativo a instituições de solidariedade social. Na edição deste ano será atribuído ao Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco “A Buganvília”.
Fonte: