A Comissão de Acompanhamento do INALENTEJO – Programa Operacional Regional do Alentejo 2007-2013 reuniu no dia 2 de junho. Entre os assuntos da agenda de trabalhos, encontrava-se em apreciação o Relatório Anual de Execução de 2014, que foi aprovado por unanimidade.
Com uma taxa de execução de 79 %, em 31 de maio de 2015, correspondente a um valor total de 884 milhões de euros, o INALENTEJO teve 2146 candidaturas aprovadas, encontrando-se em fase de encerramento.
Em termos globais de execução, o Eixo Prioritário 9 – Coesão Local e Urbana é o que mais tem contribuído para a execução do INALENTEJO, com 50,4%. Segue-se o Eixo Prioritário 7 – Competitividade, Inovação e Conhecimento com 32,1% e o Eixo Prioritário 8 – Valorização do Espaço Regional com 15,5%. O Eixo Prioritário 10 – Assistência Técnica, contribui com os restantes 2,0%.
O Eixo Prioritário 9 – Coesão Local e Urbana inclui as intervenções na área da regeneração urbana, enquadradas na Política de Cidades, bem como a Iniciativa JESSICA, e ainda a requalificação da rede escolar do ensino básico, educação pré-escolar e 2.º e 3.º ciclo, a mobilidade territorial, os equipamentos desportivos e os equipamentos para a coesão social.
O Eixo Prioritário 7 – Competitividade, Inovação e Conhecimento abrange os apoios às empresas no âmbito dos Sistemas de Incentivos, os apoios ao Sistema Cientifico e Tecnológico, as áreas de acolhimento empresarial e os Parques de Ciência e Tecnologia e, ainda os apoios na área da energia e da economia digital e do conhecimento.
No Eixo Prioritário 8 – Valorização do Espaço Regional, enquadram-se a gestão dos espaços protegidos e classificados, as ações de valorização e qualificação ambiental e de valorização do litoral, bem como os apoios nas áreas da saúde e da cultura.
Em termos de desempenho, encontram-se os seguintes indicadores de execução:
Micro e pequenas empresas apoiadas – 161
Novas empresas (star-up) apoiadas – 9
Orientação para a produção transacionável e internacionalização – 75 %
Elementos patrimoniais apoiados – 35
Alunos que beneficiam das intervenções nos equipamentos escolares – 15 881
Unidades de saúde apoiadas – 56
Km de estradas construídas e remodeladas – 1 134