A Associação de Beneficiários do Roxo, no concelho de Aljustrel (Beja), investiu 700 mil euros na ampliação da sua central fotovoltaica e a cerimónia de inauguração desta ampliação decorreu esta sexta-feira, contando com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e o Secretário de Estado Gonçalo Rodrigues.
Após a cerimónia de inauguração foi efetuada uma visita ao terreno.
A Associação de Beneficiários do Roxo procedeu ainda à apresentação de diversos projetos com contributos para reforço dos níveis de eficiência no uso da água e da energia, nomeadamente a criação de uma central mini-hídrica à saída da albufeira.
O Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo, localizado no Distrito de Beja, encontra-se em exploração desde 1968 pela Associação de Beneficiários do Roxo (ABRoxo) e permitiu a reconversão de hectares de sequeiro em regadio numa faixa de terreno entre Montes Velhos e o Rio Sado. O perímetro desenvolve-se em ambas as margens da ribeira do Roxo.
Actualmente o Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo beneficia uma área de 8 561 ha, dividido pelo Bloco Gravitivo (4 831 ha) , e Bloco de Pressão Montes Velhos (2 412 ha) e Aljustrel (1 318 ha).
Foto: Ministério da Agricultura