Este sábado (21 abril), durante a manhã, foi inaugurada a nova avenida Rainha Santa Isabel e o centro de camionagem de Estremoz. As obras, agora concluídas, resultam de três empreitadas promovidas pelo município local e iniciadas em maio de 2011.
No ato da inauguração, Luís Mourinha, presidente CM Estremoz, falou sobre estas duas novas infraestruturas da cidade.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Mourinha%20Inaugura%C3%A7%C3%A3o.MP3{/saudioplayer}
A avenida Rainha Santa Isabel representa um investimento de mais de 1,8 milhões de euros, ao passo que a central de Camionagem custou à autarquia estremocense mais de 900 mil euros. A verba disponibilizada para os eixos rodoviários de acesso à central e à avenida ronda os 450 mil euros.
O investimento global ronda os 3 milhões de euros, cofinanciados pelos fundos comunitários, através do InAlentejo, no âmbito do programa de reabilitação urbana de Estremoz.
Estas obras, para além de permitirem ordenar o espaço urbano anteriormente ocupado pela linha ferroviária, atualmente desativada, promoverá uma maior articulação entre o centro da cidade e a zona industrial, ao mesmo tempo que permitirá descongestionar o trânsito na EN18, junto às escolas e centro de saúde.
A avenida Rainha Santa Isabel, com uma extensão de 1500 metros, vai contar com três rotundas de articulação com os restantes espaços da cidade, espaços de estadia, passeio pedonal e uma ciclovia, articulando a EN18 com a avenida de Santo António.
Já a nova central de camionagem garantirá melhores condições de acolhimento dos utentes dos transportes públicos, principalmente para os alunos do ensino básico e secundário que, diariamente, se deslocam de e para as freguesia rurais do concelho de Estremoz.