Elvas, 23 de setembro de 2024– Foi esta tarde inaugurada, no centro histórico da cidade de Elvas, a nova residência universitária, num investimento superior a 5 milhões de euros, com financiamento de 85% do anterior quadro comunitário.
A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Dr. Hélder Reis, em substituição do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial que, por motivos de saúde, não pode estar presente. A cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador Rondão de Almeida, e do Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Dr. Luís Loures, assim como demais entidades civis e militares.
A nova residência, nasce onde outrora funcionou um lagar de azeite e vai dar resposta a cerca de 80 alunos do ensino superior em Elvas.
O Secretário de Estado, na sua intervenção, destacou a importância de realizar investimento na área da educação. Em declarações aos jornalistas, o governante salientou que “o meio académico envolve um conjunto de infraestruturas, nomeadamente ao nível do Alojamento”referindo-se a esta residência em concreto como uma “obra invejável, com uma qualidade extraordinária”.
Obras como esta, adianta ainda o membro do Governo “é o que vamos conseguindo fazer no mundo da coesão territorial e desenvolvimento regional.”
Nos discursos iniciais, quer o presidente do IPP, quer o Presidente da CM de Elvas, vincaram de forma incisiva a necessidade de mais investimento para o interior e para os territórios de baixa densidade. Sobre esta matéria, o Secretario de Estado destacou que está pela segunda vez no Alentejo e sublinha “o que se passa no nosso País, seja no Alentejo, seja nas restantes regiões, faltam essencialmente pessoas” especificando que existe “uma dicotomia pelo aumento de conhecimento que as pessoas vão ganhando nas universidades e institutos, mas que depois acabam por partir para outras zonas e fazem-no porque aqui não encontram aquilo que são os meios necessários para se fixarem nesses territórios.”
Hélder Reis considera que “é este panorama que temos que mudar e isso só é possível captando mais investimento para a região, trazer mais empresas e criar mais riqueza.”
O imóvel onde agora está esta nova residência foi adquirido pela Câmara Municipal de Elvas por cerca de 200 mil euros, tendo sido transformado numa residência de estudantes constituída por quartos individuais e duplos, e por estúdios.
A nova residência de estudantes têm várias valências: Salas de estudo e de convívio, refeitório e cozinha, lavandaria e logradouros , entre outras.
Este novo equipamento vem assim dar resposta a um dos maiores problemas a nível do País, a falta de alojamento para a comunidade Académica. Esta resposta tornou-se fundamental uma vez que a Escola Superior de Biociências tem crescido nos últimos anos. Se em 2018 tinha apenas 25 anos, atualmente conta com cerca de 580 alunos, o que representa um crescimento muito elevado. Prevê-se que em 2028 está escola possa ter um total de 800 alunos.
Elvas passa assim a estar dotada de todas as condições para receber condignamente os alunos que frequentem este estabelecimento de ensino, proporcionando-lhes mais e maiores condições de estadia na cidade, durante o seu percurso estudantil.
Veja as imagens