13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Outubro 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Inaugurado Memorial de Homenagem aos Soldados Ingleses “em honra a quem nos ajudou e à história de Vila Viçosa” diz Pres. da CM (c/som e fotos)

Vila Viçosa esteve em muitos momentos ligada à história de Portugal , com momentos marcantes que realçam a relevância do nosso concelho na independência do nosso País. Com uma riqueza patrimonial e histórica ímpares, Vila Viçosa continua a surpreender pelas descobertas que vão sendo feitas, fruto de trabalhos de investigação.

Resultado desse trabalho descobriu-se que durante a Guerra Peninsular (1808-1814), altura em que, como consequência das batalhas de Talavera (1809), La Albuera (1811) e os cercos de Badajoz (1811-1812) em Espanha, chegaram a Vila Viçosa um grande número de feridos e também infetados pelas frequentes epidemias que dizimaram à época os exércitos.

A existência de dois hospitais militares em Vila Viçosa e a presença no nosso território de soldados ingleses é confirmada nos relatos dos combatentes britânicos e nas Memórias de Vila Viçosa do Padre Joaquim J. da Rocha Espanca, que indica a existência de três cemitérios que receberam sepulturas dos militares falecidos, que por serem de religião protestante, foram enterrados à parte dos católicos.

Com o objetivo de homenagear todos os combatentes ingleses na Guerra Peninsular aqui falecidos, naqueles que terão sido os primeiros cemitérios de soldados ingleses da Guerra Peninsular identificados na Península Ibérica., a Câmara Municipal de Vila Viçosa, inaugurou esta tarde, no Largo gago Coutinho um Memorial em homenagem a todos estes soldados.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Inácio Esperança, após a cerimónia de inauguração o referido monumento, em declarações aos jornalistas sublinhou a sua importância e quais os objetivos do Município com a sua criação.

O Autarca começou por referir “este monumento resulta de um projeto que começou já há algum tempo e tem três objetivos: desde logo dar a conhecer a todos os calipolenses a nossa história que é muita rica e que tinha esta faceta que é desconhecida seguramente por 90% da sua população.”

Inácio Esperança sublinha que este processo foi “iniciado pelo Dr. Tiago Salgueiro , vice-presidente da Câmara Municipal que, juntamente com o Dr. Manuel Pinheiro, elaboraram esta investigação que depois resultou em contactos com a Associação do Cemitério dos ingleses de Elvas.” Na sequência destes contactos, explica “descobrimos que aqui sim foi o maior cemitério de ingleses e foi também aqui que foram sepultados mais soldados ingleses, franceses, espanhóis e portugueses da Guerra peninsular porque existiam aqui dois hospitais de sangue , mais tarde descobriu-se que afinal eram três, onde eram tratados todos estes soldados feridos e/ou doentes.”

O Presidente do Município destaca ainda que este Monumento tem ainda como objetivo “atrair turistas , em especial turistas ingleses , descendentes destes milhares de homens que faleceram aqui durante a guerra peninsular”.

Inácio Esperança deixou um agradecimento especial aos funcionários do município pelo esforço, ao autor da obra, Tiago Anselmo , e muito em particular à Empresa de Mármore António Galego & Filhos Lda, sediada no concelho , e que ofereceu o monumento criado com mármore de Vila viçosa.

O Presidente de Vila Viçosa evidenciou ainda a importância com este monumento “podermos honrar aqueles que nos ajudaram num momento difícil da nossa história, mais um, e Vila Viçosa esteve na frente de muitos deles, que permitem que hoje sejamos independentes.”

Tendo em conta a existência de um cemitério de ingleses em Elvas, questionado sobre a possibilidade de criação de um roteiro que una estas duas localidades, Inácio Esperança sublinhou “a ideia é não só potenciar as visitas que são feitas ao cemitério em Elvas mas também a este monumento.”

Populares