Foi inaugurado esta quarta-feira (24 de abril) o Museu dos Cristos de Sousel, na presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
A governante destaca em declarações à RC, que foi finalmente possível “concretizar um sonho dos souselenses e ajudar a criar mais um atrativo para a região” e para a sua afirmação internacional.
“Eu diria que é um momento histórico, porque se conseguiu o que parecia impossível”
Ana Mendes Godinho
A secretária de Estado afirma que as cerca de 1500 “peças de nada nos servem se não poderem ser usufruídas pelas pessoas”. O espaço museológico permite criar em Sousel uma experiência única e colocar a vila no mapa turístico. A compra de um bilhete para o museu engloba visitas às igrejas do concelho, permitindo conhecer todo o seu património religioso.
Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, afirma em declarações à RC que foi a inauguração do Museu dos Cristos representa “um dia feliz para o concelho, mas sobretudo para a região”.
“Tanto na parte cultural como na parte turística, é um dia feliz para Sousel”
Manuel Valério
O espaço museológico tem 1486 peças, aponta, mas na impossibilidade de serem todas colocadas numa exposição, “vamos renovando com várias exposições temáticas”.
Para a divulgação do espaço, o município vai “fazer várias ações de divulgação” nomeadamente com a colocação de outdoors “em sítios estratégicos” como Fátima ou Santiago de Compostela, apelando ao público do turismo religioso.
No âmbito do museu, está a ser elaborada uma candidatura para guias noutras línguas, apelando a um maior número e diversidade de turistas.
{gallery}sousel_museu_cristos{/gallery}