A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, expressou publicamente a sua gratidão pela rápida mobilização e pelo elevado profissionalismo dos operacionais envolvidos no combate ao incêndio que deflagrou na zona entre Fortios e a Vargem. Através de uma publicação nas redes sociais, a autarca sublinhou o árduo trabalho realizado durante “horas de muita apreensão”, em que as chamas consumiram aproximadamente 130 hectares de mato e pinhal.
O incêndio, que colocou em risco vastas áreas florestais, foi controlado graças à intervenção de 217 operacionais no terreno, apoiados por 72 meios terrestres e 12 meios aéreos. A autarca destacou o esforço coletivo das corporações de bombeiros de várias localidades, , que lutaram para conter o avanço das chamas.
Além dos bombeiros, o Município de Portalegre agradeceu o apoio de diversas entidades, como os Sapadores Florestais, Afocelca, E-Redes, Força Especial de Bombeiros, GNR, ICNF, e a Proteção Civil. Também foram reconhecidos os trabalhadores do município, presidentes e funcionários das Juntas de Freguesia de Fortios e Ribeira de Nisa e Carreiras, bem como todos os que contribuíram para a defesa das populações. A Presidente da Câmara fez ainda uma menção especial ao Restaurante Leitão, que se responsabilizou pela alimentação de todos os envolvidos na operação.
Foto:CMP