Cerca de 700 bombeiros ainda se encontram no combate às chamas em Odemira.
Em conferência de imprensa, José Ribeiro, do comando regional da proteção civil, a partir de Saboia, adiantou que, neste momento, ainda há uma frente ativa, “mas para qual temos os meios posicionados e uma estratégia definida”.
Já o comandante das Operações de Socorro Distrital, Carlos Pica, precisou que, atualmente, estão 694 operacionais, 229 veículos e 10 meios aéreos no combate ao fogo.
A proteção civil adiantou ainda que há “várias vítimas a lamentar”, um ferido grave – um jovem de 20 anos queimaduras de primeiro e segundo grau -, três feridos leves e uma pessoa assistida.
Ainda na conferência de imprensa, o militar Tomás Silva, confirmou que a GNR “efetuou um perímetro de segurança desde que o alerta para o incêndio foi dado” e decidiu cortar a Estrada Regional 266 [ER266], que liga o concelho de Odemira ao de Monchique, como uma medida de segurança preventiva e para os operacionais conseguirem chegar ao incêndio. A estrada ainda se encontra cortada ao trânsito neste momento.
Recorde-se que o alerta para este incêndio de grandes dimensões foi dado ontem às 13h14 , que começou perto do lugar de João Martins, na freguesia de Saboia, e está a consumir mato e povoamento florestal misto, nomeadamente sobreiros, pinheiros e eucaliptos.
Fonte: Notícias ao Minuto