No habitual briefing feito aos jornalistas que terminou há instantes, na sede da Autoridade Nacional da Proteção Civil, em Carnaxide, André Fernandes, Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, afirmou que continuam ativas 24 ocorrências e que se mantêm 655 operacionais no terreno, de norte a sul do país.
Sobre o incêndio que mais preocupa as autoridades e que já consumiu uma grande área e tem um perímetro muito considerável, em Murça, no distrito de Vila Real, o Comandante André Fernandes referiu que é expectável que o mesmo seja estabilizado durante a noite de hoje. No entanto, esta ocorrência terá um acompanhamento nos próximos dias para evitar reacendimentos.
O país continua em situação de alerta até amanhã, altura em que o Governo revê esta medida, atendendo às previsões meteorológicas para o fim de semana. Até lá, mantêm-se as medidas como a proibição de acesso a zonas florestais, a proibição para fazer queimada, lançar fogos de artifício ou utilizar máquinas agrícolas à exceção da colheita de cereais que é permitida até às 11h00.