O Plano de Operação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais – DECIR 2024 da Sub-Região do Alentejo Litoral foi apresentado, na passada segunda-feira, pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, com o dispositivo reforçado a partir de 1 de junho de 2024.
De acordo com a informação avançada pelo Município de Grândola, o dispositivo do Alentejo Litoral tem em permanência um helicóptero de combate a incêndios tripulado pela Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, no Heliporto Municipal de Grândola.
Para além do meio aéreo , faz ainda parte do Decir 2024 um conjunto de meios terrestres constituídos por:
-10 ECIN (Equipa de Combate a Incêndios Florestais) constituídas cada uma por 5 operacionais dos Bombeiros;
-6 ELAC (Equipa Logística de Apoio ao Combate) compostas por 2 Bombeiros cada uma;
O dispositivo do concelho de Grândola, explica o Município, conta especificamente com o empenhamento dos Bombeiros Mistos de Grândola, nomeadamente 1 ECIN, 1 ELAC, 1 SBA (Serviço Brigadas de Aeródromo) e 2 EIP (Equipa de Intervenção Permanente).
O Município, em parceria com o ICNF, tem também no terreno uma equipa de 5 Sapadores Florestais, com o apoio de uma viatura de primeira intervenção.
Este dispositivo conta ainda com a colaboração dos agricultores do Concelho, representados na Associação de Agricultores de Grândola, quer em ações de planeamento, quer em teatro de operações, com veículos ligeiros adaptados com kits de combate a incêndio e/ou com tratores agrícolas.
O Município investiu ainda, na construção de um segundo depósito, em Santa Margarida da Serra, com capacidade de armazenamento de 240 mil litros de água, para abastecimento aéreo e terrestre dos meios de combate a incêndios e foi reforçada a capacidade de comunicação dos meios de combate a incêndios, com a conclusão da instalação de uma antena de comunicações no Heliporto de Grândola.
A apresentação do Dispositivo decorreu no Centro de Meios Aéreos de Grândola com a participação dos principais agentes e entidades de Proteção Civil, referindo o Vereador da Câmara Municipal de Grândola, responsável pela Proteção Civil, Ricardo Costa, que o “concelho está preparado para a época critica de incêndios. Grândola volta a contar com um forte dispositivo de combate aos fogos rurais”.
O DECIR vai estar no terreno até 15 de outubro.
Foto: Município de Grândola