12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Incêndios Florestais reduzem em mais de metade!Alentejo com menos incêndios de origem acidental

Os incêndios Florestais em Portugal têm diminuído ao longo dos últimos seis anos.De acordo com a Agência Para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, neste período de tempo, foi possível evitar cerca de 60.000 incêndios.

No ano de 2023, Portugal registou uma média de 7.000 incêndios/ano, uma redução significativa tendo em conta os 20.000 registados antes de 2019.

Para estes dados positivos, terá contribuído em muito a campanha ‘Portugal Chama’, que funcionou entre 2019 e 2023, e que teve como objetivo sensibilizar os Portugueses para esta problemática e para os cuidados a ter.

Apesar do número de incêndios florestais ter reduzido em mais de metade, há ainda um longo caminho para ser feito, a começar pela necessidade de continuar a alertar as populações para a importância da prevenção.

Assim, a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) lança esta terça-feira uma nova campanha que irá estar em vigor até 2026 e que vai manter a marca da anterior “Portugal Chama”, incidindo sobretudo na mensagem de que “a prevenção começa em cada um dos Portugueses”, tal como adiantou Tiago Oliveira, Presidente da AGIF, à Agência Lusa.

A nova campanha “Portugal Chama 2024-2026”, que conta com a participação dos vários agentes da proteção civil: ANEPC- Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, GNR, Polícia Judiciária e ICNF-Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas , pretende chegar a todas as faixas etárias, tem ainda como objetivo sensibilizar especificamente para os incêndios acidentais, especialmente com máquinas agrícolas, onde não se tem conseguido uma redução significativa- “apenas 12% e onde se destacam, em particular, duas regiões: o Alentejo e o Médio Tejo”, adiantou ainda o Presidente da AGIF.

Populares