O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) celebra hoje 41 anos de história. Neste dia, em 1981, o Instituto era criado com a missão de instalar e gerir um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) capaz de prestar de forma estruturada cuidados de emergência médica pré-hospitalar a todas as pessoas vítimas de acidente ou doença súbita.
Desde a implementação dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), até ao desenvolvimento de meios de emergência e ao estabelecimento de uma rede de meios nacional e abrangente, o INEM tem procurado reforçar, inovar e diversificar os serviços que proporciona a todas as pessoas que dele necessitem, garantindo um serviço de emergência médica pré-hospitalar acessível, eficaz e de qualidade.
Para a prossecução da sua missão, o INEM contou, desde o primeiro minuto, com a colaboração de diversas instituições para a construção do SIEM, como por exemplo os Corpos de Bombeiros, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, e os Hospitais e Centros de Saúde. Um conjunto alargado de entidades e profissões, cujas competências convergem e se fortalecem à luz de um desígnio comum: salvar vidas.