A Taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor (IPC) aumentou para 4,2% em fevereiro de 2022.
Foi registado um aumento de 0,9 pontos percentuais relativamente a janeiro, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
O indicador de inflação subjacente, (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) também subiu, registando uma variação homóloga de 3,2%, contra os 2,4% em janeiro.
Segundo o INE, a variação mensal do IPC foi de 0,4 por cento (0,3 no mês anterior e -0,5 em fevereiro do ano passado). A variação média dos últimos 12 meses foi de 1,8%, face a 1,5% em janeiro.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) sofreu uma variação homóloga de 4,4%, acima em um ponto percentual à do mês anterior e inferior em 1,4 pontos ao valor calculado pelo Eurostat para a Zona Euro. Em janeiro, a diferença teria sido de 1,7%.
Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC teve uma variação homóloga de 3,4 por cento em fevereiro, acima da taxa correspondente para o bloco da moeda única, que foi de 2,9 por cento.