A Infraestruturas de Portugal, em nota enviada, dá conta que deu início a uma empreitada de reforço das condições de circulação da Rede Viária do distrito de Beja, que compreende a reabilitação das condições de circulação da Rede Viária do Distrito de beja.
Esta intervenção, compreende a reabilitação estrutural da Ponte sobre a Ribeira dos Canaviais, na EN18, e substituição da Passagem Hidráulica do Barranco dos Arcos, na EN258-1.
Envolvendo um investimento de 575 mil euros, os trabalhos a executar são os seguintes:
Passagem Hidráulica do Barranco dos Arcos – EN258-1, km 13,290
SDe acordo com a IP, a intervenção consiste na demolição da estrutura existente e construção de uma nova Passagem Hidráulica assenta numa estrutura em betão armado constituída por um tabuleiro em laje maciça.
A empreitada prevê também a limpeza e a regularização da linha de água a montante e a jusante da obra, para minimizar a acumulação de depósitos indiferenciados no local. Esta intervenção foi suportada pelo Estudo Hidrológico e Hidráulico elaborado para o efeito.
Ponte sobre a Ribeira dos Canaviais – EN18, km 338,276
Neste caso, a Obra de arte existente, em alvenaria, apresenta um vão único com um comprimento total entre encontros de 10,00 metros e uma altura ao solo na ordem dos 4,00 metros relativamente à linha de água. Será executado um “encamisamento” integral de toda a Obra de Arte, com uma lâmina de betão armado.
A intervenção contempla também a pavimentação do tabuleiro, melhorando as condições de conforto e circulação rodoviária.