11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Inicia hoje a atividade da Ambulância de SIV em Alcácer do Sal

Tal como a Rádio Campanário, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, vai participar, hoje, na cerimónia de arranque da atividade da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Alcácer do Sal.

A atividade da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM -Instituto Nacional de Emergência Médica em Alcácer do Sal, inicia hoje ficando centralizado no Serviço de Urgência Básica (SUB) daquela cidade do Litoral Alentejano. 

O arranque da atividade da SIV de Alcácer do Sal acontece, pelas 15:00, numa cerimónia organizada pela Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e o INEM, que contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. António Lacerda Sales. 

O Litoral Alentejano passa a contar com mais um meio de emergência, a par com a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) sediada nos Hospital do Litoral Alentejano e a SIV sediada em Odemira, tendo como objetivo a melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar à população, tais como manobras de reanimação. 

Ao nível dos recursos técnicos, este meio tem a carga de uma Ambulância de Emergência Médica, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos. O equipamento das Ambulância de Suporte Imediato de Vida permite ainda a transmissão de eletrocardiograma e sinais vitais, possibilitando assim que o Médico em serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM possa aconselhar corretamente a equipa e encaminhar a vítima para a Unidade Hospitalar mais adequada. 

Segundo a informação avançada pela USLA, nesta primeira fase, até que sejam concluídas as obras de requalificação do Centro de Saúde de Alcácer do Sal, a SIV ficará instalada numa estrutura instalada junto ao SUB, passando para o interior do edifício logo que as obras estejam concluídas.

O Centro de Saúde de Alcácer do Sal tem financiamento assegurado pelo PRR, o que permitirá requalificar e modernizar as atuais instalações.  

Populares