A presidência portuguesa da União Europeia arranca hoje com o sucesso da vacinação contra a covid-19 e a recuperação económica e social da Europa entre as prioridades, referiu o primeiro-ministro, António Costa, numa mensagem no Twitter.
“Hoje inicia-se a Presidência portuguesa da União Europeia. Durante os próximos seis meses, Portugal estará ao leme da União Europeia, empenhado no sucesso da vacinação e da recuperação económica e social na Europa”, anunciou hoje o primeiro-ministro português.
António Costa, face ao lema da presidência portuguesa – “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”- ressalvou três prioridades fundamentais desta presidência. A primeira prende-se com a recuperação económica e social, a segunda com o desenvolvimento do “Pilar Social da União Europeia que constitui a base de confiança que nos permitirá liderar as transições climática e digital sem deixar ninguém para trás”, e, por último, o reforço da “autonomia estratégica de uma União Europeia aberta ao mundo”.
Portugal exerce a partir de hoje, e pela quarta vez desde a sua adesão, a presidência do Conselho da União Europeia.
(Fonte: Lusa)