O pátio do INATEL em Évora será o cenário de uma instalação de escultura na qual Helder Cavaca usa a cortiça de forma inovadora.
A Instalação de três elementos dispostos numa trilogia de relações, onde a Natureza assume uma representação de Deus e de Nós, deixa espaço ao visitante para assumir um papel activo nesse triângulo.
A escultura sugere olharmos um pedaço de uma árvore como algo divino ou como uma projecção de nós. Propõe ocupar esse lugar em que nos ligamos à natureza para transmitir uma mensagem que visa sensibilizar para as questões da natureza e da urgência de mudança para valores que curem a nossa relação com a Terra.
Partindo de um conceito de eco-arte, consciente do impacto ecológico da construção, exposição e efeitos a longo prazo da obra, com a cortiça a assumir o papel gerador, o artista traz a este espaço uma proposta singular de ecologia, tecnologias tradicionais e digitais, resultando numa expressão inovadora e original de Arte sustentável.
Com inauguração no dia 28 de Setembro pelas 18h00, esta mostra estará patente ao público de domingo a quinta das 9h00 ás 23h00, sextas e sábados das 9h00 à 1h00.
O artista passou a infância em contacto com oficinas e materiais tradicionais na essência da cultura Alentejana. Interessado desde cedo por tecnologia, estudou engenharia informática e teve um percurso como repórter em televisão. No final dos anos 90 voltou às origens das artes tradicionais, e com a sua base no conhecimento tradicional foi descobrindo novas possibilidades de se reinventar com novas tecnologias digitais e design. Foi formador e artesão especialista em vários projetos de desenvolvimento das artes e ofícios. Na última década, o respeito pela natureza e por processos naturais tornaram-se valores e orientações prementes para a sua expressão. Na cortiça, encontrou um material natural com longa tradição em Portugal e uma extensa abordagem de respeito ecológico. Expôs em galerias de arte em Évora e Lisboa, teve peças expostas em eventos em Portugal Espanha e França, bem como em Coleções Particulares. Recentemente, foi convidado para participar com esculturas em cortiça natural, numa exposição em Nova York, prevista para Novembro de 2019.
Evento inserido no âmbito da programação do festival de artes públicas Artes à Rua, promovido pela Câmara Municipal de Évora