O Instituto Cultural de Évora e a CON’NECT ganharam o Prémio Nacional Jovens Pela Igualdade, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. A cerimónia e atribuição do prémio foi realizada no dia 5 de dezembro no Centro de Juventude de Lisboa.
No caso do Instituto Cultural de Évora, o mesmo tornou-se historicamente na primeira instituição do Alentejo a conquistar este Prémio Nacional, informação dada e confirmada pelo próprio IPDJ.
O projeto que permitiu ao Instituto Cultural de Évora e à CON’NECT vencer o Prémio Nacional Jovens pela Igualdade foi a iniciativa ‘Évora Cosplay Meet’ que foi realizada em setembro deste ano, tratando-se do primeiro Meet Nacional de Cosplayers em Évora. Acima de tudo, a conquista do ICÉ e da CON’NECT, marca também a primeira vez em Portugal que uma iniciativa de Cultura Pop Japonesa ganha um prémio nacional atribuído pelo estado.
Foram muitos os que contribuíram para esta vitória e conquista, nomeadamente, toda a equipa e organização envolvida, artistas, parceiros: Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, Perceptions, WeatherLight Games, Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo, StrawBerry Boba store, Projeto Hanabi-Snacks do Japão, Sojo Foods, Diana Market Gourment, Infusão de Sons, AGÊNCIA ERAMUS + Juventude em Ação.
O conceito-chave foi a importância do Cosplay como prática cultural promotora de Igualdade de Género e a inovação diferenciadora que isso traz no panorama nacional e no Alentejo. Recorda-se ainda que em anos anteriores, o Instituto Cultural de Évora ganhou os Prémios de Boas Práticas de Voluntariado Jovem da Regional do Alentejo e agora, no presente ano de 2023, ganhou, em conjunto com a CON´NECT, o Prémio Nacional Jovens Pela Igualdade.