Foi publicado em Diário da República no passado mês de Novembro um documento onde a empresa americana Godolphin Mining Services LLC requer a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais numa área de cerca de 73 km2 perto de Barrancos, no distrito de Beja.
Em declarações à Rádio Campanário, João Nunes, presidente do município de barrancos afirma que “é uma boa notícia para o concelho haver este interesse de novo”.
Segundo o autarca, “o concelho de Barrancos é fértil em ocorrências minerais”, nomeadamente em depósitos de cobre e chumbo, no entanto, refere que “há algumas dificuldades de exploração que têm que ser ultrapassadas”.
João Nunes adianta que a empresa ainda não contactou a autarquia, referindo que é apenas conhecida a “publicação em Diário da Republica e um contacto para a Direção Geral de Geologia e Minas”, onde informa que “há interesse e que decorre o período de consulta pública, normal para estas situações”.
Quando questionado sobre que posição tem o autarca perante este interesse, João Nunes realça que é criada “alguma espectativa, todos pensamos que vamos encontrar uma mina com imensos recursos e grandes capacidades de criar postos de trabalho”, no entanto refere que de momento “não é uma espectativa muito grande porque precisamos que se confirme no terreno o aparecimento em qualidade e em quantidade para haver uma exploração rentável”.