Os setores da aeronáutica, portos e logística, turismo e agroindústria são os quatro eixos que a região Alentejo vai promover internacionalmente, através de um programa que conta com um investimento de 900 mil euros, foi hoje divulgado.
A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) promove o programa “Invest in Alentejo”, que envolve ainda vários parceiros, conta com uma duração de 24 meses.
A ADRAL, em comunicado, explica que este programa cofinanciado por fundos comunitários visa aumentar o reconhecimento internacional dos setores estratégicos do Alentejo, promover internacionalmente o potencial regional através das suas infraestruturas e fortalecer no estrangeiro os setores económicos existentes.
Esta ação, que visa ainda promover o Alentejo, espera incrementar processos de internacionalização das empresas e aumentar o reconhecimento internacional dos produtos e serviços, entre outras áreas.
O projeto tem como principal objetivo promover os principais equipamentos e recursos associados à região, tais como o Porto de Sines, Alqueva, Aeroporto de Beja, Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), parques de indústria aeronáutica de Évora, Beja e Ponte de Sor e o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), entre outros.
Liderado pela ADRAL, este projeto tem ainda como “parceiros cofinanciadores” os municípios de Ponte de Sor e de Sines, a administração dos Portos de Sines e Algarve, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), AICEP Global Parques, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) e a Comunidade Portuária e Logística de Sines.
De acordo com a ADRAL, estão previstas várias ações de promoção.