Um parque industrial no Litoral Alentejano, está a atrair a atenção de investidores estrangeiros, nomeadamente chineses e estadunidenses. Segundo avançou à comunicação social Francisco Mendes Palma, dirigente do Aicep Global Parques, responsável pela gestão do Parque Industrial de Sines, entre outros projetos, este conta com uma proposta para a instalação de um complexo de tancagem de gás natural, e outra para a criação de uma fábrica de montagem de painéis solares.
A primeira, prende-se com a expansão da exportação de gás natural por parte dos Estados Unidos, que leva as suas empresas (públicas e privadas) a procurarem localizações para o armazenar. Sines surge como um ponto estratégico para a sua posterior exportação para a Europa Ocidental. O espaço já conta com um terminal de gás natural e com uma rede de pipelines de 17kms.
O dirigente aponta também que têm surgido igualmente investidores no âmbito dos parques fotovoltaicos, sendo estes nacionais, fundos de investimento internacionais e empresas chinesas. Com um investidor chinês, especificamente, têm vindo a ser estabelecidos contactos para a criação de uma fábrica de montagem de painéis fotovoltaicos, fabricados na China, visando a sua exportação para a Europa.