A Escola Gabriel Pereira é o tema do livro da autoria de Fernando Luís Gameiro, investigador do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora, que será apresentado dia 26 de novembro, pelas 17h30, em Évora, na Escola Secundária Gabriel Pereira.
A obra, que começa por estudar as origens e a evolução da Escola Industrial de Évora, logo batizada de “Gabriel Pereira”, em 1919, caracteriza também os espaços que ocupou na cidade, identifica as estratégias e modos de atuar das lideranças e traça o perfil de professores, funcionários e alunos.
Entre as particularidades do livro salientam-se a publicação de um conjunto de entrevistas concedidas por três dezenas de atores educativos, diretores, professores, funcionários e alunos, entre os anos de 1940 e a atualidade, e a divulgação dos resultados de um inquérito aplicado a antigos alunos, no contexto da sua confrontação com os resultados de um estudo idêntico realizado nos anos de 1970.
A edição da obra, que tem a chancela da Editora Colibri, foi patrocinada por CIDEHUS – Universidade de Évora, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Câmaras Municipais de Évora, Viana do Alentejo e Portel, assim como por várias juntas de freguesia e entidades privadas.
A apresentação, a cargo de Cláudia Sousa Pereira, docente da Universidade de Évora, coincide com o encerramento do ciclo comemorativo dos 100 anos da Escola Gabriel Pereira. As comemorações do centenário da Escola, com início em março de 2019, consistiram na implementação de um vasto programa de atividades que incluiu exposições, torneios desportivos, eventos culturais e a edição de publicações.
Fonte:DRCA