37 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 3, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Investigador da Universidade de Évora António Cândido Franco vence Prémio Miguel Torga 

António Cândido Franco, professor aposentado da Universidade de Évora, investigador no Instituto de História Contemporânea da UÉ, venceu o Grande Prémio de Literatura Biográfica, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com uma biografia sobre o escritor Luiz Pacheco. 

O anúncio foi feito pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) dando conta que a obra “O firmamento é negro e não azul — A vida de Luiz Pacheco” venceu, por unanimidade, o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga.

De acordo com a APE, o júri responsável pela seleção desta obra sublinhou “a notável capacidade criativa da escrita” de António Cândido Franco e também a “documentadíssima reconstrução do contexto político, social e cultural, sobretudo do meio literário” durante o tempo de vida de Luiz Pacheco (1925-2008).

A avaliação dos candidatos esteve a cargo de um painel de especialistas que integrou José Manuel Mendes, Ana Margarida de Carvalho, António Pedro Pita e Cândido Oliveira Martins.

A esta quarta edição do Grande Prémio de Literatura Biográfica, que resulta de uma iniciativa conjunta da APE e da Câmara Municipal de Coimbra, cujo valor monetário é de 12.500 euros, candidataram-se 29 obras publicadas em 2023.

A entrega do galardão terá lugar na próxima quinta-feira, dia 4 de Julho, na cidade de Coimbra.

Foto: DiáriodeCoimbra

Populares