A AMCAL, a GESAMB e a RESIALENTEJO desenvolveram em parceria um Plano de Ação conjunto que integra as ações a implementar no âmbito do cumprimento dos objetivos do PERSU II. Esta parceria compreende a execução das duas Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB) localizadas em Beja e em Évora estando esta última em fase final de teste.
Em declarações à Rádio campanário, Gilda Matos da GESAMB explica que “esta nova unidade irá fazer o processamento e tratamento de cerca de 100 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano de 18 municípios do Alentejo, um projeto conjunto apoiado pelo POVT, que se iniciou em outubro de 2011”.
Gilda Matos refere que “esta unidade vem dar uma resposta a alguns objetivos fixados a nível nacional para o desvio de resíduos urbanos biodegradáveis de aterro, evitando a sua deposição no aterro sanitário, permitido através de um processo biológico transformá-lo em composto”, acrescentando “é um investimento grande próximo de 17 milhões de euros que representa um enorme saldo qualitativo não só em termos ambientais como económicos para a região”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Gesamb%20Gilda%20Matos.MP3{/play}
A unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB) construída em Évora, junto ao atual aterro sanitário da GESAMB tem entrada em funcionamento prevista para o próximo mês de junho, tendo sido iniciada em outubro de 2011.