Uma empresa de capitais brasileiros e espanhóis, a Ellalink vai investir cerca de 170 milhões de euros (cerca de 200 milhões de dólares ao câmbio atual) num novo cabo submarino de comunicações que vai ligar a América do Sul à Europa.
Com cerca de 10 mil quilómetros, cabo de comunicações chegará a Sines, no Alentejo Litoral, em 2019 e fará a ligação entre as cidades brasileiras de Santos a Fortaleza e posteriormente através do Atlântico a Sines.
De acordo com um comunicado da aicep Global Parques, gestora do Centro de Negócios da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, a empresa Ellalink escolheu este parque industrial devido às “infraestruturas de qualidade e acessos para fibra ótica compatíveis com as necessidades exigentes da implantação do cabo submarino”, bem como “uma boa relação preço-qualidade no que diz respeito à segurança e à oferta de infraestruturas”.
Este projeto vai permitir uma conexão direta e ampla entre a Europa e a América Latina, favorecendo a internacionalização de mercados e maior segurança na comunicação direta entre os dois continentes e promovendo a redução de preço do serviço de internet.