Em fevereiro de 2019, como noticiou a RC, sete municípios da zona dos mármores e do Alqueva celebraram um protocolo com as Infraestruturas de Portugal (IP) para a realização de um estudo de viabilidade económica para a criação de um terminal de carga e descarga junto à localidade de Alandroal, que serviria toda a região, no âmbito da Linha Férrea Évora-Caia.
Nesse protocolo estão envolvidos os municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Sousel e Vila Viçosa.
Recentemente a Infraestruturas de Portugal (IP), lançou um concurso público para seleção de uma empresa que elaborasse este estudo. A empresa vencedora do concurso foi a VTM, Consultores em Engenharia e Planeamento, Lda.
A IP assinou um contrato com a VTM na ordem dos 33.500,00 € (+IVA), com um prazo de execução de 135 dias para elaboração do “Estudo de mercado e de viabilidade económico-financeira para criação de terminal de mercadorias: Alandroal”, aguardando-se agora o resultado do estudo para a construção deste terminal de mercadorias.