Na edição de 2020 do Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) é feito um reforço na aposta em programas que promovam os valores éticos em contexto desportivo, como a igualdade, a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade e a cooperação, bem como em programas que promovam a mobilidade ativa e a promoção da atividade física em contexto laboral. Nesta edição é também dada continuidade ao apoio a programas desportivos que valorizem a promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental, a igualdade de género e a proteção dos direitos humanos.
Na última edição do PNDpT (2019), o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) financiou projetos num valor superior a 2 milhões de euros, tendo sido apoiados mais de 300 programas, onde participaram mais de 900.000 pessoas.
O PNDpT dirige-se a entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que tenham no seu objeto o desenvolvimento da prática desportiva, designadamente, federações desportivas, clubes, associações, coletividades, entre outras organizações cujo objeto social compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal.
No âmbito do programa do Governo, o Ministério da Educação continua a estabelecer como uma das suas prioridades o apoio a programas de desenvolvimento desportivo que promovam a generalização da prática desportiva informal, recreativa ou competitiva, permitindo assim contribuir para a formação, o desenvolvimento integral e a qualidade de vida, saúde e bem- estar dos cidadãos e da sociedade em geral.
As candidaturas ao PNDpT podem ser efetuadas em: http://candidaturas.ipdj.pt/