12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

IPMA: Chuva de março pôs fim à seca extrema mas o distrito Beja mantém-se nesta categoria!

Portugal continental registou no final de março um desagravamento da situação de seca meteorológica em todo o território, deixando de haver regiões em situação de seca extrema, segundo o último boletim climatológico do IPMA.

Face à situação de seca em que o território de Portugal continental se encontra, o IPMA disponibiliza o documento de monitorização da seca meteorológica, com atualização a 15 de marçoo de 2022.

De acordo com o índice PDSI2 a 15 de março verificou-se um desagravamento da intensidade da situação de seca meteorológica, em especial na região litoral Norte e Centro, estando agora grande parte da região na classe de seca moderada. No restante território mantêm-se as classes de seca severa e extrema sendo de realçar os distritos de Setúbal, Beja e Faro que se mantêm em seca extrema. Desta forma a distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é a seguinte: 3.9 % em seca fraca, 18.9 % em seca moderada, 50.4 % em seca severa e 26.8 % em seca extrema

O valor médio da quantidade de precipitação, em Portugal continental, até dia 15 de março, 53.4 mm é muito próximo do valor médio mensal correspondendo a 87 %. Março de 2022 é até à data o 10 º mês mais seco desde 2000. Nesta primeira quinzena de março verificou-se a ocorrência de precipitação em grande parte dos dias,  com os valores mais altos a serem registados no Litoral Norte no dia 3 e entre 8 a 12. Na região Centro-Sul os valores de precipitação mais elevados ocorreram nos dias 11 e 12. O valor mais alto de precipitação ocorreu em Vila Nova de Cerveira, 153.8 mm e o menor em Castro Marim, 13.9 mm.

Na primeira quinzena de março destacam-se os valores de temperatura do ar (máxima, média e mínima) inferiores ao valor normal mensal, sendo de realçar o período de 03 a 08 e 11 a 14 na temperatura máxima e 4 a 7 na temperatura mínima.

Fonte: IPMA

Populares